terça-feira, setembro 12, 2006


Vamos lá virar a Almofada...
Regresso às Aulas...


Nas Voltas na Almofada de hoje vou falar de um tema que deveria ter sido falado ontem, mas como em Portugal as coisas atrasam-se sempre, não há problema de falar no “Regresso às Aulas” hoje.
Pois é minha gente, ontem foi o primeiro dia de aulas para muita criancinha e para muito professor, mas certamente não deve ter sido em no nosso país. É que o regresso às aulas em Portugal infelizmente, é como os fogos tudo se faz para que não aconteçam, mas passamos o verão todo em chamas, no ensino é a mesma coisa, muito se faz para começar a horas, mas atrasa-se sempre, depois querem que os alunos cumpram horários e sejam responsáveis. Meus amigos como é possível, os alunos respeitarem o ensino em Portugal, quando no primeiro dia de aulas chegam à escola e esta está fechada, é impossível…
Mas ainda falando do ensino em Portugal, a uma conclusão eu chego rapidamente “os opostos atraem-se mesmo”, então não é que nós temos os professores mais bem pagos da Europa e ao mesmo tempo a maior taxa de insucesso do velho continente, pois é… será desleixo…
Ainda neste novo ano escolar, surge uma novidade interessante, os professores vão ter agora uma linha de apoio onde vão puder falar sobre as ameaças a que são sujeitos e certamente em alguns casos a assédios… bem eu até acho esta ideia interessante, mas é um contra-senso, já que os professores ensinam sempre os seus alunos a não serem queixinhas e depois são eles que se vão queixar acho que deverá haver outra maneira de resolver este problema, é que há professores e professores, por isso peço que volte o professor do menino Tonecas, assim podia ser que alguns meninos Tonecas ganhassem juízos.
Outro assunto que me apraz falar, quando se falar no ensino nacional é sobre as escolas que vão fechar. Eu não percebo, nem sei quais são os critérios para encerrar uma escola, serão os mesmos dos hospitais? Parece que estou a ver o Sócrates numa escola “Ora bem isto não tem mais de 1500 crianças, ainda por cima não tem uma régua para os professores, tem de encerrar”, deve ser algo parecido. Mas agora as escolas vão estar mais equipas, vão ter um computador por cada 8 alunos, eu entendo esta medida, é mais evolução do tão famoso “choque tecnológico”, é que estamos a falar de 8 crianças sedentas de mexer num computador, em que é que isto vai dar, em choque, porrada da velha, mas eu tenho uma sugestão, que tal os nossos miúdos antes de se tornarem expert’s de novas tecnologias aprenderem primeiro a falar em português? Era bom, não era? Mas aquilo que mais me inquieta neste processo do “Regresso às aulas”, são as megas campanhas realizadas pelos hipermercados nacionais, ele é mochilas, ele é cadernos, lápis, tudo! Quando começa um ano escolar novo, as coisas têm de ser todas novas porquê? Eu nunca cheguei a perceber, a mochila do ano passado que custou uma pipa de massa não dá porquê? Minha gente isto do “Regresso às Aulas” é uma campanha absurda, pior que esta só mesmo a da Leopoldina, como é possível, enganar assim as crianças, toda a gente sabe que as avestruzes não são cor-de-rosa, assim como toda a gente sabe que as canetas só vão servir para tirar as cargas e utilizar as canas como arma para encher o quadro de papéizinhos brancos e que os cadernos são para fazer o jogo do galo, no entanto toda a gente continua a comprar coisas novas e estas coisas vão-me fazendo dar “Voltas na Almofada”, porque primeiro já não estudo e não posso pedir aos meus pais aqueles cadernos todos “fines” e aquelas canetas todas “ergonómicas” e segundo e a isto peço o vosso respeito, que é uma coisa que eu nunca consegui ultrapassar. Passou-se à alguns anos, quando fui às compras do “Regresso às Aulas” com os meus pais, fiquei maravilhado com uma mochila do “Winnie the Poo” e pedi à minha mãe “Ó mãe dá-me a mochila do Winnie the Poo, anda lá mãe, dá-ma, é só isto que que quero! Anda lá mãe, dá-ma, dá-me aquela mochila do Winnie de Poo” e ela disse, para meu desalento “Ó filho eu até dou, mas não achas que os teus amigos na universidade vão gozar contigo?” Nunca mais fui o mesmo.
Bloggers, já sabem que amanhã podem ouvir o "Às Voltas na Almofada" em directo às 9.20 horas, na Azeméis FM Rádio, em 89.7 Mhz ou www.azfm.com.
Abraços e boas voltas.
BQ.

Sem comentários: