terça-feira, setembro 19, 2006

Vamos lá virar a Almofada...
Gerações e Costumes....

Bem gente dorminhoca, no “Às Voltas na Almofada” de hoje vou falar de “Gerações e Costumes”, é algo que pode ser muito abrangente, mas não é!
Em todas as gerações que vão passando, existe sempre algo que fica associado a essa geração, por exemplo, os meus pais são da geração do pião, pois na sua infância o pião era o brinquedo mais utilizado, curta infância já que cedo começaram a trabalhar e nos seus tempos não havia problemas com o trabalho infantil e no entanto são pessoas formadas, pela vida. Mas adiante, desde esse tempo para cá muito mudou a começar logo pela TV, na altura eles não tinham e hoje em dia os bebés quando nascem já têm uma no quarto!
Mas tudo marca uma geração e todas elas ficam com nomes sempre muito interessantes. Por exemplo a geração da qual eu orgulho-me pertencer é aquela que ficou apelidada de “Geração Rasca”, mas eu não entendo, talvez tenha sido uma geração de transição e como não tinham nenhum nome mais plausível, escolheram este, mas gosto, porque durante muitos anos vi que esta geração não era rasca, mas sim “à rasca”, porque faziam tudo à rasca, passavam de ano à rasca, mas passavam, iam à escola à rasca, mas iam, brincavam entre si à rasca, mas brincavam entre si. Agora os adolescentes, não têm este meio termo, ou passam de ano ou reprovam, ou vão à escola ou então ficam em casa e brincar entre si nem pensar. Agora até para a escola eles levam consolas. Meus amigos eu até acho bom isto das novas tecnologias, mas achava muito mais interessante ver 10 miúdos perfilados na horizontal a brincarem ao “entra à estátua” ou ao “metro”. É certo que são brincadeiras violentas, mas faz com que eles se interagem uns com os outros e faz com que percam os medos da vida. Sei que posso parecer um burro a falar... Ok sou um burro a falar e por vezes parecer retrogado, mas não acham que é preciso ter calma, ou acham que eles perdem o medo a ver o “smackdown”, não!
É preciso haver super-heróis como antigamente. Eu sou do tempo em que o “conde” ensinava a contar, o da Rua Sésamo e agora estes miúdos são do tempo em que o conde ensina a abichanar.
Sou do tempo em que o sonho de qualquer criança era passar férias como os miúdos do “Verão Azul” e não estou a falar da música dos D'ZRT, estou a falar da mítica série espanhola que rolava na zona costeira de Málaga e tinha o piranha!
Isto tira-me o sono, porque as coisas estão demasiado mudadas, hoje em dia é difícil encontrar uma criança que saiba andar de BTT, porque eles não querem BTT, querem uma bicicleta de Downhill, porque são muito à frente. Sabem mais depressa mexer num computador e teclar no MSN do que dizer “Olá” à mãe. Noutros tempos isto dava direito a duas tardes inteiras fechados no quarto, sendo que na minha altura, não havia TV, aparelhagem, muito menos computador no quarto.
Agora eles fazem asneiras, começam a chorar e fica logo tudo com pena dos meninos.
Eles nem sequer sabem o que é jogar futebol com bolas de trapos... é do melhor e nunca vai parar ao campo do vizinho.
Mas já que falamos de gerações e apelidos esta será a “Geração IPOD”, aquele pequeno dispositivo que pode armazenar mais de 7000 músicas, não parece mas pode IPOD POD, mas isto em português e para esta geração tem outro significado chama-se IPOD, que em português quer dizer “EU POSSO”, porque se a minha andava sempre “à rasca”, esta pode tudo. Geração esta também conhecida como “Geração Morangos”, mas não desesperem porque ainda está para vir a “Geração Floribella”, uma verdadeira utopia...

Boas Voltas, até amanhã às 9.20 horas na Azeméis FM Rádio, em 89.7 Mhz ou em www.azfm.com.

Abraço BQ.

Sem comentários: