segunda-feira, setembro 18, 2006

Vamos lá virar a Almofada...
Árbitros e Manias...

Olá gente. No “Às Voltas na Almofada” de hoje, vou falar do grande depósito de stress de qualquer português que se prese. Falo claro do Mundo do Futebol. Meus amigos, isto é uma coisa que de facto me faz andar à volta na almofada, porque há coisas que nunca conseguiu perceber, mas quero que me expliquem. Porquê é que os árbitros e os seus auxiliares usam aquelas meias todas puxadas até ao joelho? Eles nem têm caneleiras, é que aquilo é um bocado fora de moda. E estas coisas tiram-me o sono.
Como é possivel, vocês já observaram com atenção os movimentos de uma equipa de arbitragem ao longo de um jogo de futebol... não há nada mais horrivel. Aquilo é uma equipa, mas só um é que decide, é que anda sempre a fazer barulho, parece um folião do carnaval de ovar, só sabe apitar, parece um policia sinaleiro!
Os árbitros parecem empregados de mesa, nunca repararam... primeiro estão semrpe a escrever, pegam no seu bloquinho, pedem ao jogador para se virar de costas e escrevem, parece que estão a anotar um pedido. Depois quando os jogadores têm entradas mais duras, do género a dizer que querem outro pedido, o árbitro diz ao jogador para ter calma que ainda vai demorar. Quando o jogo está a terminar as equipas começam a dizer “olha a hora” e o árbitro volta a dizer para terem calma, parece que está a dizer que o pedido está quase a sair. São uns autênticos empregados de mesa.
Depois há gestos que os juízes do encontro têm que deixam muitas duvidas, primeiro é a maneira de correr, não sei parece-me demasiado desconcertante, também a maneira como mostram os cartões é duvidosa e depois pedem aos jogadores para se virarem, parece que estão a analisar o jogador.
E já viram a maneira de se vestirem, preto, cor que simboliza escuridão, amarelo, igual a desespero, azul celeste e cor de vinho tinto. Pessoal se juntarem estas cores todas numa paleta, sabem qual é o resultado? Dourado
outra coisa que me faz pensar bastante é aquilo que os auxiliares fazem, são conhecidos como bandeirinhas e percebe-se, mas eles podiam ser chamados de comboios, pois é o que parecem, eles andam sempre na mesma zona, parece que estão num carril, mas também podiam ser chamados de Maradona, é que estão semrpe na linha branca e quando acaba o jogo essa linha já está apagada.
Até conhecer um auxiliar, julgava que eles fossem seres robotizados, é que nunca falam e só fazem aquele percurso. Quando alguém, vai reclamar com eles, eles não fazem nada, nem se mexem, quietos, nem nada, há outros que nada vêem, como aquele brasileiro que não vim um apanha-bolas marcar um golo, mas cá em Portugal já houve um árbitro que mostrou três cartões amarelos ao mesmo jogador no mesmo jogo e só depois ele foi expulso, se calhar queria observar melhor o número do jogador!
Por ultimo só referir uma frase que deixa muito a pensar, sobre o que será uma equipa de arbitragem, meditem sobre isto e cheguem a uma conclusão “O árbitro e os seus pares”.

Boas voltas, amanhã há mais às 9,20 horas, na Azeméis FM Rádio, em 89.7 Mhz ou www.azfm.com

Abraço BQ.

Sem comentários: