terça-feira, outubro 03, 2006


Vamos lá virar a Almofada...
Mau Tempo

Olá gente que gosta de virar a Almofada e vaguear pelo odor a baba.
Hoje vou falar do “Mau Tempo”. Pode parecer um tema muito diversificado, já que podia falar do estado da nação que é uma autêntica tempestade, até podia falar do futebol que continua muito nublado e várias trovoadas, mas não! Vou falar do “Mau Tempo”, meteorologia, coisas de aguaceiros, chuvas ácidas, saraivadas, nevões, trovoadas, relâmpagos, etc.
E este assunto tirou-me o sono porquê? Porque na noite de ontem a chuva caiu com tanta intensidade que eu bem tentava, mas não conseguia ressonar e com isso estou indignado.
Eu até gosto de chuva, se calhar mais do que o sol, porque sabe bem estar na caminha a ouvir a chuva a cair, já estar na cama a ouvir o sol a cair, tanto não sabe tão bem, como pode ser sinónimo que o mundo está a acabar. Mas adiante, o que me leva hoje a falar sobre o “Mau Tempo” são as expressões magníficas que são usadas para dizer algo. Por exemplo já reflectiram sobre a frase “Chove a cântaros”, minha gente eu pergunto que nexo tem esta metáfora. É que se chove molha, não aleija, enquanto os cântaros se caíssem como a chuva, se viessem cheios, para além de molharem partiam telhados, carros e cabeças, tirando a minha, porque sempre me dizem que eu sou um cabeça dura. Por isso sejam coerentes quando usarem metáforas, por exemplo, uma que fica sempre bem e é do meu agrado é aquela “Nesta altura chove copiosamente em todo o território nacional”, isto sim são frases marcantes.
Outra expressão que me deixa a pensar bastante é aquela proferida pelo povo “Esta chuva molha tolos”, mas que é isto? Se calhar os finos também não se molham, com essa chuva. A chuva no fundo é como o sol, quando cai é para todos. Não há cá diferenciações, homens, mulheres, tudo. Ok, para os indecisos também há chuva para eles.
Mas eu gosto de chuva e tempestades com relâmpagos e tudo, a não ser que esteja a fazer campismo e que molhe tudo.
Quem nunca brincou e gozou com os relâmpagos. Eu fiz isso uma vez e nunca mais fiz. Gozei a dizer que alguém tinha tirado uma fotografia e depois caiu outro relâmpago mais forte e eu fiquei perplexo, nem me mexi. Nunca mais gozei com isto.
E eu como sou amigo das pessoas, apelo desde já para que limpem as caleiras e as saídas de água, não vá mais tarde cair uma chuva com mais força e depois é tarde demais e querem uma indemnização e como os fogos se combatem no Outono, as cheias devem-se combater no Verão ou na Primavera e vocês perguntam se não será cedo demais! Claro que não é, o S. Pedro não avisa quando vai libertar as águas.
Mas existe um termo na meteorologia que é no mínimo estranho. “Boas Abertas”, que coisa é esta? Eles já pensaram que pode haver pessoas que não gostem de Abertas Boas. Aliás eu gostava de saber se existem “Abertas” más…
Para final deixo-vos com uma pergunta para ver se me sabem responder: Porque é que as pessoas quando andam à chuva sem guarda-chuva, encolhem os ombros e a cabeça? Eles apanham chuva na mesma…
Amanhã há mais Voltas na Almofada, na Azeméis FM Rádio, às 9.20 horas em 89.7 Mhz ou em www.azfm.com
Boas Voltas,
Abraço BQ.

1 comentário:

Anónimo disse...

Chuva e trovões!! Já somos dois, gosto mesmo de uma boa tempestade com trovões a sério :D
Claro que, como todos devem ter ouvido falar, não se goza com a trovoada, respeitinho é muito bonito!!! Senão... KAAABBUUMMM, e são promovidos a TOSTA HUMANA! Podem sempre arranjar trabalho num circo mais próximo, já que isto está tão mau de trabalhos....

Portem-se