quarta-feira, novembro 12, 2008

Professores!


Hoje vou falar dos professores, essa classe que se diz unida... Vou tentar não massar ninguém a falar de um assunto que todos falam muito!


Muito sinceramente, acho que todos têm razão (professores e ministério), e ninguém tem. No fundo, acho que deve haver reforma no ensino, mas não deve ser tão radical!


Se calhar não devia estar para aqui a escrever sobre este assunto, uma vez que eu próprio andem a estudar para ser professor, mas já nesse tempo não me dava lá muito bem com avaliações... por isso compreendo o desespero daqueles que se manifestam. Custa ver uma negativa na pauta... mas calha a todos!


Outra questão que me deixou com umas valentes 'insónias' sobre a manifestação de sábado, foi o facto de tanto professor se ter mobilizado para 'ir à cidade'. Aposto que houve muitos a faltar às aulas no dia anterior para ir ao cabeleireiro... Eu tenho uma questão a fazer a esses professores. Não teria sido mais proveitoso terem ficado em casa a preparar as aulas para a semana seguinte? É que os tempos são outros e as aulas dadas à 10 anos devem estar um pouco desactualizadas... Não teria sido mais proveitoso ter ficado a criar novas motivações para os alunos?


Portugal é um dos países com maior número de abandono escolar percoce. Isso deve-se a quê? Será apenas à simples vontade de querer deixar de estudar? Ou terá a ver com a falta de motivação para aprender? Afinal de contas todos somos diferentes... E isto tira-me o sono!


Por vezes pergunto-me a mim mesmo? 'O Mário Nogueira (o sindicalista) é professor de quê? A ministra Maria de Lurdes Rodrigues será que é professora? E tirou o curso onde?'


Mas depois ainda me surge uma questão mais absurda: 'Será que eles se lembram do tempo em que eram alunos?'


Bem, isto tira-me o sono!


Vamos lá dar mais um 'voltinha' à Almofada!!!

Sem comentários: