terça-feira, setembro 26, 2006


Vamos lá virar a Almofada...

Os Engraxadores

Olá gente dorminhoca, estou a dever-vos actualizações dos post's, não tem dado para vir cá publicá-los, mas podem ouvir todos os dias na Azeméis FM Rádio, em 89.7 Mhz e em
www.azfm.com.
De qualquer maneira aí vai aquilo que hoje me fez virar na almofada. Foi um assunto sério, sei que é dificil haver assuntos sérios, mas este deixa-me intrigado.
Por onde é que eles andam? Onde é que andam os engraxadores de rua? Pois é, nunca ninguém se questionou sobre este assunto... os engraxadores eram os arrumadores dos tempos idos.
Não havia metropole em que eles não marcassem presença, e depois não era só um. Meus amigos, eles estavam em tudo o que era esquina. Quais semaforos. E estavam todos sempre ocupados, aquilo era à bicha, quer dizer à fila!
Nessa altura todo o homem não ia para o trabalho sem antes ir engraxar o sapatinho e porque é não engraxavam em casa? Porque esses senhores não podiam fazer nada e como a mulher não sabia engraxar, faziam esse serviço no engraxador de rua e aproveitavam para pôr a conversa em dia, havia mais paleio, mais interacção com a sociedade.
Esta profissão foi caindo em desuso, por diversos motivos e tenho pena de saber que hoje em dia esta profissão brilhante tenha os dias contados e só existe nas grandes cidades.
É assim, esta profissão foi perdendo seguidores porquê? É preciso rever esta situação para que tudo volta à normalidade. Primeiro os engraxadores foram se reformando, segundo os portugueses começaram a aderir à moda da sapatilha, tenis, wherever e não há assim tantos sapatos para puxar o lustro. As fábricas de calçado foram fechando ou os preços dos engraxadores é demasiado elevado e as pessoas já não têm dinheiro para ir dar um polidela, porque fica mais barato comprar uns sapatos novos nos chineses.
Eu cá acho que não! Esta situação deve-se a dois factores, as pessoas levam uma vida muito atribulada e não têm tempo de parar no engraxadores, mas é do melhor, garanto-vos. Parar lá nem que seja 5 minutos é maravilhoso, é como tomar banho, saímos daquele banco com a cara lavada, neste caso com o sapato brilhantes, a parecer novo e deposi fica-se a saber tudo, o que é óptimo.
Eu lanço aqui um repto, aos empresários portugueses que puderem para darem um saltinho aos engraxadores, já que bem precisam, não os engraxadores, mas os empresários é que aos pontapés que têm dado aos seus funcionários, devem estar com a biqueira quase a ver-se a meia.
Outro repto que eu lanço é ao Engenheiro Belmiro de Azevedo, para que permita esta nobre profissão nos seus shopping's, já que para ir às compras as pessoas têm sempre tempo e assim em vez de os homens estarem a apanhar uma seca a ver lojas de roupa, iam ao engraxador e assim ganhavam todos. Os engraxadores tinham novamente filas de gente, as fábricas de sapatos vendiam mais, porque os homens tinham de ter sapatos para ir ao engraxador e as mulheres faziam as compras descansadas já que não tinham os homens sempre a dizer “Ainda não te cansaste desta loja?” “Vamos embora...”
Por último é de referir que muitos desses engraxadores quando deixaram de pulir sapatos na rua, foram trabalhar para várias empresas para ver se tinham um futuro melhor, lá está a engraxar quem de direito... Por falar nisso, alguém quer cafe? Pago eu...
Boas Voltas
Abraço BQ.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.