quarta-feira, outubro 11, 2006


Vamos lá virar a Almofada...

Música Pimba










Olá gente Almofadeira. Hoje no “Às Voltas na Almofada”, vou falar de música, mas como este é um tema muito vago, hoje vou falar de música ligeira portuguesa, digo ligeira porque é assim que este cantores querem que nós a chamemos, mas a música produzida por eles é de cariz popular, aquela música de baile, vá lá, aquela que chamamos de música pimba.
Bem isto hoje vai ser uma barrigada de coisas, é que felizmente se há coisa em que Portugal é fértil é de musicólogos pimbas. Mas isto da música pimba é uma coisa recente e temos de agradecer ao grande Emanuel, ter encontrado o termo exacto para qualificar a sua música e as dos seus compinchas. É que até surgir o grande êxito “E Nós Pimba”, rotulávamos este tipo de música de brejeira, agora não. Até usamos este termo para avaliar a roupa uns dos outros. Por exemplo a mim estão sempre a dizer-me que estou vestido à “Pimba” e qual é o problema, eu gosto. Assumo que o meu sonho é ser um artista da rádio e da cassete pirata. Aliás tenho lá em casa uma cassete, mas ainda me falta a perna de pau, para ser pirata. Mas há coisas que realmente me inquietam e me deixam revoltado. É assim, eu sei que não tenho voz para ser cantor e não sou, estou no meu cantinho, agora, eu quero saber quem são as pessoas que dizem a esses pseudo cantores que eles cantam bem, aquilo das duas uma, ou têm problemas auditivos, ou são amigos da onça. Porque reparem eles andam enganados uma vida inteira, o Toy por exemplo, nunca conseguiu cantar bem, ele que aliás tem uma música que diz bem o seu problema “Estupidamente Apaixonado”, com este título está tudo explicado. Só mesmo uma pessoa estupidamente apaixonada era capaz de cantar daquela maneira. E outra coisa, desde quando podem chamar a esta música ligeira, quando temos o Toy a cantar o “Chama o António”, aquilo é uma upgrade do “Pimba”, ao que chamamos “Pimba Electrónico”. Mas o grande rei do “Pimba Electrónico” é o José Malhoa, que depois de ter deixado murchar as suas 24 Rosas, foi dar um pezinho de dança ao “Baile de Verão”.
Mas quando isto vira para as mulheres é um descida de nível. Porque pensem comigo, de que é que os homens portugueses mais falam entre si? Das suas conquistas. E aí temos o Emanuel com o “E nós Pimba”, o Toy com o “Chama o António”, o Fernando Correia Marques com o “Carocha do Amor”, entre muitos e as mulheres portuguesas o que é que elas falam mais entre si? Dos seus desgostos de amor. É só olharmos para as nossas interpretes de música brejeira para vermos as semelhanças, a Ágata, queixa-se do “Perfume de Mulher”, diz que foi “Abandonada”. A bombeira Mónica Sintra diz que ele estava “Na minha cama com ela” e que “Afinal havia outra”. A Claudisabel, diz “Homens a Sério cada vez há menos”, o mesmo ela não pode dizer dos telemóveis, já que cada vez tem mais. Mas temos também o outro lado destas mulheres, as oferecidas. É temos de ser frontais e dizer as coisas como são, por exemplo a Ruth Marlene, diz que os homens andam sempre a piscar-lhe o olho e agora anda para aí a dizer que é “Show de Bola”, isto só poder ter sido por causa das amizades com o Frota. Por parte dos homens há uma infinidade deles que estão sempre a aparecer, eles são no fundo como... como nada.
Mas depois de ter aparecido o Alex, o mítico cantor do “Mister Gay” e o Zé Cabra, todos estes músicos puseram-nos a pensar que eles até cantavam bem, mas não. Aquilo do Zé Cabra andar para aí a cantar que “Deixem Tudo Por Ela” mostra que é um homem com valores, mas só se for no banco. É que só uma pessoa com muito dinheiro poderia pagar a uma editora para gravar um disco com aquela voz. Mas eu até percebo, o porque dele cantar assim. Se ele deixou tudo por ela, também deixou a voz, por isso é que não consegue cantar direito.
Mas minha gente, chegou a altura de dar-mos um murro na mesa e dizer basta. VAMOS APOIAR A MÚSICA PIMBA... (já estou naquela fase de, “se não consegues vencê-los junta-te a eles...)


Amanhã há mais “Às Voltas na Almofada”, às 9.20 horas, na Azeméis FM Rádio em 89.7 Mhz ou em www.azfm.com

Boas voltas,

Abraço BQ.

Sem comentários: