quinta-feira, outubro 12, 2006

Vamos lá virar a Amofada
Portugal e as Televisões

Olá gente dorminhoca. O “Às Voltas na Almofada” de hoje vai centrar-se nas televisões nacionais. Não, não estou a falar dos ecrãs plasmas que vocês têm em casa, muito menos daquele que têm no tableir do carro.
Vou falar dos quatro canais nacionais, que fazem a delícia de quem gosta de boa programação, ou então não. Eu estou revoltado, mas não é de agora. E tenho que mostrar a minha indignação perante os directores de programas dos canais abertos nacionais. Falo claro, da RTP1, da :2, da SIC e da TVI. É assim, eu ontem tentei colocar na pele de quem está em casa a tentar ver televisão sem TV Cabo, Cabovisão, wherever, mas não conseguiu e peço desculpa de ter desistido rápido, mas é que já estava farto de ver o Clube Jamba, aquilo é uma tortura.
De todos estes canais, apenas os canais públicos (RTP1 e :2), mantém a sua performance, não liga a resultados de Share e continua a sua programação, o que na minha opinião é bom, mas não chega, já se fossem mais audazes eram capazes de ter outros resultados, sei lá, eu sugiro colocar a Picolé a apresentar a Praça da Alegria, já que toda a gente gosta tanto dela e quer brincar com ela, e assim o Jorge Gabriel podia dedicar-se mais à carreira de treinador. Colocava o Quim Roscas e o Zeca Estacionâncio a apresentar o Portugal no Coração, porque em primeiro lugar têm muito mais piada e claro não tínhamos de ver todos os dias o nariz do Júlio Isidro entrar pela televisão dentro. Por exemplo “O Preço Certos em Euros”, mudaria para “O Tamanho Certo em Euros”, onde os concorrentes tinham de adivinhar o tamanho certo da roupa do Fernando Mendes, e assim ganhavam sempre, já que ele só veste XXXXXXXXXXXL.
Na :2, fazia poucas alterações, apenas gostava de ver o Professor José Hermano Saraiva e o Júlio Machado Vaz, trocarem de papel, ia ser bonito.
Agora quando viramos para os canais privados aquilo é bonito, é é.
A SIC, teve durante uns tempos um programa informativo de manhã, mas depois decidiu colocar naquele espaço o SIC Kids, aquilo foi jogada, só para ter mais um canal. Depois aparece com o Fátima, que é um programa um bocado egocêntrico, digo eu a julgar só pelo nome. Não sei, mas acho que vi este programa a ser apresentado pelo José Figueiras... agora façam as vossas deduções. À tarde têm o Contacto, aquilo é contacto de quê? Aquele programa, mais parece um extra do Sharan que outra coisa, só se vê por lá miúdos a quererem imitar a Floribella, mais nada. Depois de acabar isso, começa a série de novelas que vão até ao início de mais um dia. Isto claro fazendo uma pausa que quase a uma hora não chega para exibirem o Jornal da Noite.
A estação de Queluz é parecida, mas diferente claro está. A TVI, tem a sua manhã informativa e depois começa com as desgraças. Não é que às 10 horas, aparece o Goucha, ele que bem podia ter ficado pela cozinha durante a sua vida, mas eu não o culpo a ele, culpo é à pessoa que disse que ele tinha imagem para televisão e até pode ter, mas vestido daquela maneira assusta o primeiro que vê. E então se estiver a falar a sua partner a Cristina, aquilo então é caso para dizer que um mal nunca vem só.
Depois chega a hora das notícias, o que até tem alguma seriedade tirando claro os casos bombásticos que aparece. De tarde surge o martírio de quem está em casa. É que está em reposição a novela do Trinca-Espinhas, o “Anjo Selvagem”, para além de dar episódios do Max. Meu Deus, quando as coisas chegam a este ponto é necessário reflectir sobre o conceito de Televisão. Mas depois disto é que começa o pior. O Clube Morangos, é qualquer coisa que roça o muito mau. É um programa elitista. Quem não gostar de Morangos, não pode pertencer a este Clube, isto para não falar dos apresentadores… nem vale a pena comentar. Até acho que o Cláudio Ramos fazia uma coisa melhor. Depois temos as novelas que apenas serve para entreter, metendo também pelo meio a TVI, aí uns 45 minutos de Jornal Nacional.
Mas na TVI, tenho que fazer um destaque com o que se passa à sexta-feira, o “Fiel ou Infiel”, aquilo é muito mau. Aliás eu acho que aqueles programas já foram todos gravados mal este senhor chegou a Portugal, é que ele em todos os programas diz que “os telespectadores vão ver algo que nunca viram na televisão portuguesa…” e como é sempre a mesma coisa e julgo que aquilo já foi gravado há um tempão.
Isto das novelas nacionais tira-me o sono, porque já não consigo para num canal destes muito tempo, porque não dá nada de interessante e é necessário vermos no Cabo. Tenho saudades de ver a Bota Botilde, a Cornélia, programas que uniam a família.
Eu até lanço daqui um repto à SIC, que é de reatar os programas de entretenimento que tinha. Gostava de ver outra vez o “Agora ou nunca” e ver aquele senhor a dizer “ponha, ponha, ponha…” de ver o “Não se esqueça da Escova de Dentes”, mas um programa que eu gostava de ver e que nunca deu era o “Ai as mulheres...”
Bem gente, amanhã há mais "Às Voltas na Almofada", como sempre às 9.20 horas, na Azeméis FM Rádio, em 89.7 Mhz ou www.azfm.com
Abraço, BQ

Sem comentários: